Via Sacra

No caminho da vida há momentos que te marcam profundamente.

Tristezas. Alegrias. Vitórias. Derrotas. Etapas que ultrapassas.

Desafios que vences. Momentos em que cais, te magoas e sofres.

Felizmente há também momentos em que te superas, te levantas.
Olhas para ti e sentes que estás mais forte.

Na Via Sacra, somos convidados a um silêncio comovido, enquanto percorremos o Caminho da Cruz e onde reflectimos sobre o mistério da Paixão de Cristo.

Há uns tempos atrás eu não sabia sequer o que era a Via Sacra.

Hoje estive presente pela primeira vez e convidaram-me a ler umas palavras. Essas palavras diziam respeito ao momento em que os soldados, ao crucificarem Jesus, lhe ficam com as vestes e o deixam despido na cruz.

Não é acaso que as palavras que li sejam a expressão inequívoca da valiosa lição que trouxe do retiro que fiz em 2009 onde verdadeiramente começou a minha viagem com Ele.

A lição é: Autenticidade e as palavras são estas:

“Vendo Jesus despido, na cruz, percebemos dentro de nós uma necessidade imperativa:

Olhar sem véus para dentro de nós mesmos; despir-nos espiritualmente diante de nós, mas, ainda antes, diante de Deus e mesmo diante dos nossos irmãos na humanidade.

Despir-nos da pretensão de aparecer melhor do que somos, procurando, ao invés, ser sinceros e transparentes.”


Eu pergunto:
Consegues imaginar-te despido e humilhado diante de todos os que te rodeiam?
Estar nu mostrando a tua vulnerabilidade e as tuas fraquezas sem qualquer receio?


Foi isso que Jesus conseguiu fazer.

Durante a Via Sacra pensei na minha ‘Cruz’ e como posso carregá-la com Amor na certeza da Ressurreição.

Ressurreição significa, literalmente: Levantar, Erguer.
É isto que é a Páscoa.
Páscoa que se traduz por Passagem, Vida Nova, Renascimento.

Como me ensinou o P. Carlos em Junho de 2009: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,24).

Para ter uma Vida Nova, para Renascer, é preciso aceitar que a morte é fonte de Vida.

O Caminho da Cruz não é um caminho bonito.
Um inocente é condenado à morte, é enxovalhado, humilhado, batido, despido e crucificado. Talvez por isso sejam poucas as almas que contemplam esta Paixão com verdadeiro afecto.

Eu porém, vivi a Via Sacra com leveza no coração.
O motivo é simples. Escolhi olhar este Caminho com os olhos do coração e não vi um homem inocente sofrendo na cruz.

Vi uma imensa Lição de Amor; a única Força capaz de mudar o mundo.

(22.Abril.2011)

5 comentários:

Zé-Tó disse...

Votos de uma Santa Páscoa!

Daisy disse...

Orgulhosa destas palavras sábias!
Porque é este o ensinamento, porque é esta a nossa maior entrega!
Viver numa imensidão de amor, e felicidade.
Como ouvi na Vigília Pascal, Cristão é ser feliz, é ser alegre é viver com PAZ, HARMONIA...independente de qq sofrimento!
Forte muito forte...esta mensagem...imaginar-me num sofrimento e estar feliz...Corajoso o homem que nos ensina isto diariamente.
É este o caminho a seguir. É este o caminho q quero seguir.
Obrigada amiga pelo ensinamento, obrigada por através de ti também DEUS chegou de novo até mim!
Também ouvi, já se imaginaram estar lá ser um dos discípulos? Contemplar os milagres que ele fez antes de morrer?
Tentei-me várias vezes colocar-me lá...e pensar que também eu provavelmente o "negaria"...:(
Mas que milagres, eu tenho visto ao longo da minha vida, é não há contemplação maior e alegria maior que presencia-los e vive-los com FÉ e amor em DEUS!
Uma Santa Páscoa! É bom desejá-lo a ti, e poder saber que o sentes autenticamente como EU! ALELUIA!

Olhos nas Estrelas disse...

«Enterrada a Tristeza, nascida a Felicidade. Nós testemunhamos uma nova Luz.»

Obrigada pela partilha!
Adoro-te minha 'Fédix'! ;P

Anónimo disse...

Lindas fotos e palavras cheias de sentido! Muito bom e inspirador

'Framboesa' disse...

Só Tu!