Bata Amarela

Há dias estive no Hospital D. Estefânia para visitar o Pequenote que me queria ir buscar a Lua.
Eis um dos nossos diálogos:

Pequenote apontando para o soro:

‘Com isto no braço, em nome de Deus, como é que eu consigo ir para casa??’


Eu, fazendo um grande esforço para controlar uma gargalhada:
Então tu não sabes que é por esse fiozinho que passa a poção dos super-heróis??

Pequenote com ar desconfiado:
Mas nem se vê! É transparente!

Eu a sussurrar:
E desde quando é que os super-heróis revelam os segredos?

Pequenote com olhar cúmplice do tipo 'Como é que nem me lembrei disso?’ responde encolhendo os ombros:
Ah.. Claro!

À saída da enfermaria, não resisti a deambular pelos vários corredores daquele Hospital onde durante alguns anos dediquei parte do meu tempo livre como Bata Amarela.

Considero nobre toda a experiência de voluntariado.
Ao longo da vida tive várias, mas nenhuma me marcou tão profundamente como a que vivi com os meninos daquele hospital.

Bons são os momentos em que recordar é reconhecer as memórias que acreditamos terem valido a pena.

(30.Outubro.2010)

5 comentários:

Zé-Tó disse...

AMARELO
"É símbolo de paz e bem estar espiritual. Está associado ao ouro, à luz do sol, ao intelecto, fé e bondade, vigor e entusiasmo. É um símbolo da eternidade, da criação, da transfiguração e da meta a ser alcançada na busca espiritual. É a cor da maturidade que emerge do negro."

;-[*

oscaruniforme disse...

Que diálogo!....parece a cena de um filme, oxalá o pequenote melhore
depressa.Quanto ás recordações só quem te conhece bem,relembro os meninos de Alfama,da Ilha do Fogo,do Centro de Parelisia Cerebral.
A tua Biografia será um dia recheada de momentos impares.

Olhos nas Estrelas disse...

Estou muito grata e confiante que mais momentos pares e ímpares virão!

Pat disse...

E que belas memórias... É tão agradável recordar momentos assim. Lembro-me do N. no fundo do corredor a ouvir a voz do Dragon Ball e da 1ª festa que foi assistir lá abaixo ao salão; lembro-me de C. a tocar com o dedinho minúsculo no nosso (e sinceramente ainda me arrepio e sorriu); lembro-me das corridas de cadeiras de rodas do J.; lembro..... Ficava aqui eternamente neste doce recordar. Obrigada por me trazeres estes momentos e espero que o "teu" pequenote já esteja melhor

Olhos nas Estrelas disse...

Sim Pat.. é mesmo muito bom recordar os 'nossos meninos'!
Penso muitas vezes neles.. sobretudo na C.!

Ainda me lembro do toque dela acreditas?