Reforço

Sou psicóloga, técnica de serviço social, professora, enfermeira, diplomata, secretária entre outras coisas.. mas, na realidade, a minha designação no trabalho é Técnica de Reforço.

Reforço, que é uma palavra pela qual tenho grande apreço.
Um destes dias, quando cessar as minhas funções, vou sempre lembrar-me de quão importante é a Lição do Reforço.

‘Certa lenda conta que estavam duas crianças a patinar em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.

De repente, o gelo quebrou-se e uma das crianças caiu na água.
A outra criança, a ver que seu amigo se afogava no gelo, pegou numa pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como conseguiste fazer isso? É impossível que tenhas quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!

Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:
- Como?

O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para dizer-lhe que ele não seria capaz.’

(10.Novembro.2010)

2 comentários:

oscaruniforme disse...

Grande Lição a deste Post.É pelo
pessimismo e pelo derrotismo que estamos na crise actual.
Mais gente devia ler isto e reflectir.

Zé-Tó disse...

Belo post!!!! Já conhecia esta história, mas é tão bela que nos devemos relembrar dela todos os dias!!!

"As pessoas muitas vezes acham mais fácil serem um resultado do passado do que uma causa do futuro." - Autos Desconhecido

;-[*