O Sorriso de um Desconhecido

No balanço destes dias concluo o quão ricos têm sido em dádivas.
Coisas pequenas do tamanho de um grão de areia e breves como bolas de sabão.
Gestos que nutrem o que alguém descreveu ser a minha forma ‘positiva e mágica em relação à vida’.

Alguns diriam que foram as circunstâncias desta vida que ontem cruzaram no meu caminho um americano da Califórnia, outrora engenheiro de aviões, cuja fé o levou a escolher Portugal para passar os últimos anos da sua vida.

A estas circunstâncias, acasos e coincidências eu dou outro nome claro!

P. já não tem esses anos. Restam-lhe semanas ou talvez dias.
Recusou o internamento e com uma voz sumida mas de convicção forte assume que apenas lhe resta esperar. Poderia ter feito mil discursos para o dissuadir tal como fizeram os médicos mas fui incapaz.

Não consigo definir o que me levou a sair da cama como se tivesse uma mola às 4:13h desta madrugada para que este americano de olhos tristes mas doces não ficasse abandonado à porta de um hospital.



Certo é, que por muito que viva, vou sempre recordar a graça de receber o sorriso daquele desconhecido que me viu chegar e que esquecendo o sofrimento em que estava insiste em fazer-me saber que ‘a menina que chega a meio da noite tem o mesmo nome da minha irmã gémea’.

(30.Julho.2011)

3 comentários:

Anónimo disse...

parece-me q a definiçao para essa motivaçao ate é simples e ja descrita no blog:

A Voz que oiço repete vezes sem conta: "Restam pois, a Fé, a Esperança e o Amor. Dos três, porém, o mais importante é o Amor" (I Corintios Cap.13)

Olhos nas Estrelas disse...

Não tinha pensado deste prisma mas tens TODA a razão!

O P. acha que teve sorte de eu ter aparecido na vida dele, mas eu é que sou uma abençoada porque saber que devolvemos a Fé e a Esperança a quem está prestes a partir é uma dádiva preciosa :)

Daisy disse...

quanto mais leio...mais me prendo no Blog :)
Tão bom perceber q por vezes se faz tanta diferença, no mundo de alguém...que nos gardará para sempre um lugar especial.
Assim parece ter sido o caso! Assim fica a certeza muito transparente do "porquê" de estarmos "por cá"!
Gosto dos ensinamentos, pois fazem-me perceber q muito mais posso fazer do que estar de braços cruzados, e q quando acho q "um só" não move montanhas...tenho a certeza q "um só" pode fazer muita diferença!