Play

Há uma frase fabulosa do John Lennon em que ele diz que “A vida é o que acontece enquanto fazes planos”.

Pois nestes dias, o silêncio veio confirmar esta sábia mensagem.

Para quem não sabe, o título do último post “Silêncio” foi levado à letra. Ao contrário dos planos que tinha para ir festejar o Santo António, meti-me numa aventura bem maior.
Ouvi comentários como:

- “Tás louca, como vais conseguir?”
- “Olha.. ficou doida varrida!”
- “És mesmo tonta Lagartixa, porque te vais meter numa coisa dessas?!”


… mas afinal o que fui eu fazer?? pergunta quem não sabe! Alguma actividade radical tipo saltar de pára-quedas ou domar onças-pintadas na Amazónia?

Nada disso.

Fui lá para os lados de Sintra fazer um Retiro de Silêncio. Sim, isso mesmo. SILÊNCIO.
Desde as 22:01 de dia 9 de Junho até às 13:20 de dia 14.
Este espaço não vai ser para responder às vossas perguntas, mas acho importante repartir o que de mais importante trouxe na minha bagagem.
Partilhar tudo seria missão impossível, pois esta é daquelas experiências que só se entende quando se vive na Primeira Pessoa.

Apenas vos digo que quando “apenas” se Está, é possível sentir internamente.
Estando despidos daquilo que somos/temos, ficamos diante de quem então? De nós mesmos, ora pois.
Pois eu fiquei diante de duas personagens admiráveis que todos devíamos conhecer: a Autenticidade e a Liberdade.

A Autenticidade permite que nos olhemos cá dentro e consigamos ver que contrastes de luzes e sombras temos em nós. A isto o Grande Mestre que orientou o retiro (e o único com o dom da palavra!) chamou Exercício de Lucidez.
Nessa altura, elogiando a tristeza e a alegria, a noite é tão brilhante quanto o dia pois permite-nos questionar o pensávamos já ter garantido..

Isto custa, mas só assim poderemos recuperar o que ainda não temos e chegar à verdadeira Liberdade. Esta, que ganha agora um novo significado pois já não é só “fazer o que se quer” mas sim “querer o que se faz”.

Sabem quando vão ao médico fazer um check-up e ele vos pede para respirarem profundamente? Por norma, temos que forçar esse respirar profundo, sereno e tranquilo certo?

Pois nestes dias perdi a conta a quantas vezes esse suspiro genuíno brotou em mim, e isso, valeu por todas as palavras que nunca senti necessidade de dizer.

Pensei eu que o desafio deste Retiro seria ficar calada. Puro engano. O verdadeiro desafio começa agora, de volta à realidade, ao ruído, à Vida.

Que fique aqui registado o meu profundo sentimento de gratidão ao Mestre P. Carlos que nos soube tocar de forma tão simples mas intensa e nos levou à total entrega e confiança na alegria desta viagem.
Esta gratidão estende-se também aqueles e aquelas que torceram por mim nestes cinco dias, e especialmente à Shiné que partilhou comigo esta experiência. Alguém com quem foi afinal tão fácil manter o silêncio pois soube ler os meus olhares, reconheceu os meus sorrisos e me deixou beber “água do seu poço”.


E assim retorno à frase do Lennon “A vida é o que acontece enquanto fazes planos”.

Nestes cinco dias nada estava planeado e por isso é que tudo fez tanto sentido.
Para mim, foi o início do fim de uma identidade incompleta e o Recomeçar de outra…

PS: Acabo de carregar no “Play”…

(9-14 de Junho 2009)

4 comentários:

Cromoforte disse...

Bom Recomeço Lagartixa...

Olhos nas Estrelas disse...

Obrigada! É mesmo uma grande palavra: RECOMEÇO!
Bjs e Boa Jornada para ti também! :)

Anónimo disse...

Esta experiência fez-me lembrar aquela frase: "quando o aluno está preparado, o mestre aparece"... Neste caso, quando a pessoa procura, ela encontra... :) Felizes dos que encontram! Bem haja minha companheira do Silêncio!

Unknown disse...

Um forte e enorme *Abraxl Queenesco*!