Closure

A língua portuguesa é rica, mas estou há muito tempo a dar volta à cabeça e a tentar encontrar uma palavra que exprima o que os ingleses chamam de Closure.

No dicionário Closure significa fecho, fim. Para mim, não é necessariamente um fim, é uma sensação de página virada.

Hoje, sinto que é preferível ter na frente um Gigante Ponto de Interrogação, do que escolher colocar mais um conjunto de Reticências na Vida.

Assim, o virar da página é inevitável, mesmo sendo difícil abrir mão de certos momentos das nossas histórias, particularmente aqueles que achamos que poderiam ter um desfecho diferente.

Porém, o mais importante e essencial na minha Verdade, é que capítulos se encerrem e novas aventuras tenham início.

Venha mais um Recomeço.

(2.Dezembro.2009)

11 comentários:

Anónimo disse...

Espero que as páginas já vividas, nunca fiquem esquecidas, mas principalmente que as novas que estão por viver (e principalmente sentir) sejam ainda mais intensas e ricas em afectos.
Sempre que tenhas saudades, sabes que podes recuar, ler as páginas antigas,e chamar algumas dessas personagens...:)
Bom recomeço...!

Bomboca disse...

Já cá tinha vindo espreitar, pois estava ansiosa para deixar o meu testemunho sobre a viragem desta nova página na tua vida. Estes 3 anos foram recheados de vivências, entre as quais há algumas que não resisto a partilhar aqui.
Antes de mais, aviso já que me candidato a (voltar) a ser o post mais longo do blog.
Ora, então, cá vai.

Partilhei vivências gastronómicas contigo que jamais esquecerei:

- o fascínio por diospiros (sobretudo, polvilhados com canela);

- a descoberta do famoso pão alentejano, que aqui esta beirã nunca havia provado (obrigada pela surpresa);

- a tua gentil oferta do garfinho e da faquinha, que me ofereceste para eu poder deliciar-me com os pedacinhos de abacaxi, sem nunca mais ter de passar a vergonha de os comer com palitos (ainda hoje são presença assídua na minha gaveta dos talheres);

- a descoberta, desta vez da tua parte, dessa fruta que na altura vinha tão a propósito: o belo do maracujá;

- enfim, comungamos do imenso prazer que é comer (bons petiscos).

Passando às vivências, desta vez a 3, com o nosso querido A. Como apelidá-las? Sonoro-ramboianas?!?

- Que viagens fantásticas essas que tivemos oportunidade de fazer, já madrugadas adentro, ainda que o nosso amigo locutor insistisse num "Bóoom dia!";

- Que digestões atribuladas, depois de verdadeiros repastos, com os estômagos aos pinotes, tal era o riso contagiante que aquela ford testemunhava;

- Que autênticos concursos, quais “ídolos”, nas tentativas (sempre superadas por ti e pelo nosso querido A., que eu de cultura musical fico a léguas de vocês os dois) superadíssimas de descobrir os intérpretes musicais.

Outro tipo de vivências foram as passadas ao volante, aqui com o nossa amiga a fazer de “instrutora de condução”. Sim, para quem não sabia, é mais um dote que a nossa menina possui. Aqui para a beirã, aquele bicho de 4 rodas era medonho, mas tive a sorte de encontrar esta voluntária, que, com toda a sua tranquilidade e muita paciência, me “desocultou” esta competência (esta foi propositada) adormecida. Sempre tiveste jeito para desocultar competências! O meu muiiiiito obrigada, linda!

Por fim, mas não menos importantes, estão as vivências estritamente profissionais, que tanto me ensinaram. Precisamente há 3 anos estávamos a terminar o meu 1º grupo na Silveira, que ficará sempre na minha memória. Comecei contigo e isso reflectiu-se nos grupos que vieram a seguir, ou seja, o teu método serviu-me de padrão. Neste contexto, a melhor palavra que te define é, coincidência ou não, aquela que vos designa: PROFISSIONAL.

Bom, acho que já bati o recorde.
Toda a felicidade do mundo, minha linda, nessa nova página que agora começas!

Yuna disse...

Para um Anónimo que eu sei quem é:
Irei recordar as páginas antigas, sem dúvida, e uma certa e determinada 'penetra' figura nelas como uma importante personagem!
Estou grata querida!
Até sempre

Yuna disse...

Bomboca!
Só este nome diz tudo verdade?
Passaram mesmo 3 anos? Como é possível o tempo correr assim?
Parece que foi ontem que te vi chegar minha linda!
Deixaste-me sem palavras para responder a este teu comentário longo em tão boas recordações e longo também em emoção.
Que fique aqui registada a SAUDADE que vou ter das tuas gargalhadas e do teu olhar meigo minha querida!
Tenho a certeza que nos cruzaremos por aí, e prometo que não te apito nas rotundas! :P
Abraço Forte

Anónimo disse...

Tal como a Bomboca, tb eu já cá tinha vindo espreitar para deixar o meu testemunho. Mas ao contrário dela, acho q não tenho ainda um texto muito estruturado, pois dentro de mim existe neste momento um turbilhão de emoções, umas boas outras nem por isso. Boas, pq sei que tomaste a tua decisão (que não deve ter sido nada fácil)de consciência, estás tranquila e bem contigo própria, e isso vale muito mais do que imaginamos. Mas estou muito triste (e neste momento, lamechas como sou, já estás a ver os meus olhinhos, né?), pois foram 5 anos de muita cumplicidade, partilha e ramboias que neste momento terminam (a nível profissional é claro, não te livras de mim tão depressa)

Agora diz-me uma coisa.. quem vai ouvir/cantar comigo as marchas de Carnaval da Nazaré? quem vai cantar o pinheirinho de Natal comigo? Quem vai ser o meu apêndice? ;)

Minha querida Yuna, para mim, meu girassol, fico grata por tudo o que passamos juntas, por td o que rimos, choramos, discutimos, enfim por tudo o que vivemos.

Podes contar comigo para tudinhoooo. Afinal, tb eu acredito que fazemos parte da mesma tribo.

Como alguém diria, o passaporte está nas tuas mãos, a partir de agora é só fazer o check in para uma nova viagem.

Adoro-te muito amiga.

"Depois talvez construir
Ou navegar os dias
Pressentir
Percorrer os caminhos que houver
Há sempre uma maneira
De recomeçar
O que se quiser" (FICAR MAIS PERTO, Mafalda Veiga)

Pat disse...

Ao ler esta tua mensagem só queria acrescentar um ligeiro comentário. Apesar de ser importante que alguns capítulos se encerrem e novas aventuras comecem, penso que também há reticencias na vida que são importantes manter para conseguir que o desfecho afinal não seja aquele que agora vemos como tal.
Que o recomeço seja o melhor e mais rico possível, mas que não esqueças alguns capítulos ainda com ...
Bjs com saudades

Yuna disse...

Hibisco!
Há momentos como este, onde um adeus é fundamental para voltar a haver um reencontro.
E um reencontro, após um momento ou após toda uma vida, será algo inevitável quando a amizade é para valer.
Acredito que ainda cantaremos o 'Xandar o Barc’ em plenos pulmões, e que no nosso jardim haverá sempre um Hibisco Vermelhinho e um Girassol que lhe Sorri.
Abraço de Luz

Yuna disse...

Pat! Agradeço o comentário e prometo começar a dar mais atenção à pontuação da Vida!

Papagueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Papagueno disse...

Parece que chego tarde, para variar, mas não deixo de vir. Como deves facilmente adivinhar, concordo contigo que há alturas em que o virar da página é inevitável. Como deves facilmente adivinhar, concordo com a nossa querida Bomboca, quando se refere às experiências pessoais e profissionais.
A vida é feita de ciclos e quando um se fecha, há outro que inicia. O importante é que estejas em paz neste Recomeço que as rambóias não acabem... nem as nossas (certo Bomboca?).
Felicidades

Shiné disse...

Se nunca virarmos a página nunca saberemos o que está do outro lado... e assim viveriamos no "se"... e para quem já viveu algum tempo no estado "se", eu não gostei! por isso venham as páginas para virar, porque estou certa que tens a curiosidade e a coragem para estas viragens...