Pensamentos à Solta

No post ‘Emoções à Solta’ deixaram-me um bonito texto como comentário. Pat, estou grata por teres pensado em mim quando o leste e sabes… algumas das frases ficaram a ‘martelar’ na cabeça da Lagartixa!
Possivelmente, noutras cabeças, esse martelar iria ser silenciado. Poderia aqui enumerar milhentos motivos mas penso que todos são sinónimos de uma só palavra: Medo.

Sou humana (quando não sou Lagartixa :P), por isso também sinto medo, mas agora já não permito que ele seja impedimento para eu:

- Parar,
- Reflectir,
- Sentir,
- Olhar para Mim,
- Perceber e Aceitar Quem Sou,
- Sentir o que Tenho,
- Sentir o que Quero Verdadeiramente.

Em breves palavras: Descobrir a minha Verdade.

A estas e tantas outras perguntas muitas pessoas passam vidas inteiras a fugir. É mais fácil, mais cómodo, mais seguro. É que isto de pensarmos em nós dá muito trabalho e ‘frita o miolinho’!
Eu respeito e aceito quem assim pensa pois sei como é. Vivi assim 30 anos. Entretanto, conheci a palavra Autenticidade e com ela tantas outras e dei por terminada esta corrida ingrata de fugir de mim mesma.

Acreditem, no meu presente há muito mais Paz e Serenidade do que possam imaginar e nada me encantaria mais do que sentir que quem está à minha volta quisesse abraçar esta Lagartixa que agora já não tem medo de:

Mostrar que também é frágil
Continuo a achar que sou uma Lagartixa de fibra, mas também tenho momentos em que preciso de colo. Como canta a Pink: So what?!

A Lagartixa que agora já não tem medo de ir de viagem e só fazer a mala na véspera
Amigos Ângelo e Nelly, aposto que com esta até caíram da cadeira! :P

A Lagartixa que agora já não tem medo de ir ao supermercado sem a lista das compras
Sim, antes era um stress!

A Lagartixa que agora já não tem medo de chorar quando tem vontade
Não estou a falar de choro lamechas do tipo ‘o mundo está contra mim e eu uma coitadinha’. Estou a falar de deixar fluir os sentimentos, mesmo que sejam mais tristonhos e não ter vergonha disso.

Por isso, quando as coisas estão assim:


Não me peçam para:

Adoro Carnaval, mas máscaras, só mesmo em Fevereiro, por isso agora eu escolho ser e ficar:


E estou bem, pois não há medo de:

- Não saber o que vai acontecer amanhã, depois e depois,
- Não fazer planos e deixar a vida fluir,
- Dizer ‘Depois logo se vê!’ e confiar que acontecerá o melhor.

No meio destes Pensamentos à Solta quais foram afinal as frases do texto que me ficaram a ‘martelar’?
Aquelas em que eu sempre me revi, outras nem tanto, e outras que agora respiro com plenos pulmões!

Gente com a cabeça no lugar
Já tive a cabeça no muito no lugar, hoje, tenho vários momentos em que não sei ao certo onde ela está, e se para alguns isso é preocupante, é importante saberem que eu me sinto bem mais leve assim…

Idealismo nos olhos
Apesar de muitas vezes a realidade ser dura para quem tem o idealismo nos olhos, nos últimos meses estendi esse idealismo também ao coração. De novo, isto é capaz de surpreender e inquietar alguns. Por agora não sei ser de outra maneira e sim, continuo a ser uma ‘lírica sonhadora’ como diz o Oscaruniforme!

Dois pés no chão da realidade
Tenho um pé na realidade e o outro???…
Como diz a Shiné, está ‘entre dois mundos’! Isto porque de momento sou alguém ‘que habita na fronteira, e de onde está pode ver ambos os mundos... e neste momento, é assim que me sinto, na fronteira.’

Gente que ri, chora, se emociona que ama e curte saudades
Sim, esta É a Lagartixa.
Só a parte da Saudade é que não posso dizer que ‘curta’ ...
Ela pode ser bem dolorosa. Como escreveu Miguel Falabella:

'Trancar o dedo numa porta dói.
Bater com o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Mas o que mais dói é a saudade.
A saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama.
Saudade é não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.’


Gente que gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais
Siiiiim! Amo a minha Tribo, tenho mais plantas em casa e até perdi o medo de cães. Por falar nisso, tenho estado com o Golias! O motivo?????
Ele mudou-se para a minha rua!

Gente que admira poeira; e escuta
Sim, poeira no ar é sinal que algo está a mexer. Aí paro, escuto e CONFIO!

Gente que tem tempo para sorrir
A Lagartixa é como o Johnny Barnes! Devemos ter um gene defeituoso que insiste em empurrar as nossas bochechas para cima e pôr os dentes à mostra..
E quem é o Johnny Barnes perguntam vocês em coro?
É um senhor que vive nas Ilhas Bermudas. Já foi electricista, motorista e de há 15 anos para cá lança sorrisos e cumprimenta quem passa!



Para mim, ele continua a ser electricista pois, com toda a certeza, ilumina quem por ali passa.

De novo, muitos acharão que o Johnny Barnes é tontinho, louco, tótó e outros nomes do género.
Pois eu acho delicioso que um homem dedique a sua reforma a lançar sorrisos em vez de ficar a resmungar contra o governo, a queixar-se que a vida está cara e a dizer que a juventude está perdida!
Para mim, perdidos estão aqueles que não vêem a Beleza neste rosto e a Autenticidade neste sorriso.



Sim, o senhor até tem uma estátua. Eu cá acho a ideia brilhante: fazer estátuas a quem distribui sorrisos!

Gente que tem tempo para semear perdão
Deve ser dos exercícios mais difíceis este do perdoar, mas é demasiado libertador para ser mantido em segredo o bem que isto nos traz!
Uma vez ouvi uma frase que não mais esqueci: ‘Não perdoar, é como beber um veneno e esperar que o outro morra.’

Gente que tem tempo de repartir ternuras, compartilhar vivências
Eu sou daquelas que acredita nas descobertas que fazemos enquanto partilhamos as nossas histórias… por isto nasceu e está a crescer o Amor para Recomeçar.....

Gente que busca a Verdade
Quando for avozinha vou contar aos meus netos uma história que vai começar assim: ‘Era uma vez uma menina curiosa que tinha vindo das estrelas…’

O resto da história ficará para os netos, mas conto-vos já o final. Esse irá ser assim.....

‘No fim, não havia fim, mas a menina que tinha vindo das estrelas encontrou a Paz pois não se cansou de procurar, e quando estava preparada, encontrou a sua Verdade e esta deu-lhe a resposta às mil perguntas que tinha por fazer. Reticências.....’



(22.Outubro.2009)

4 comentários:

PAT disse...

Fico muito feliz da "minha" mensagem te ter deixado a pensar, acho que é para isso que elas servem.

Comentários:

Concordo que ter a cabeça no lugar e os dois pés no chão da realidade é importante em certas alturas, mas também é bom deixar a cabeça viajar bem longe de quando em vez e os pés não estarem presos, apenas assentes.

Sinceramente acho que não estendeste o idealismo dos olhos para o coração só nos últimos meses... Acho que sempre lá o tiveste (pelo menos desde que te conheci).

Adorei a frase do Miguel Falabella. Mais uma vez obrigada pela partilha.

Em relação à frase "gente que gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais", os amigos e as flores é notório e explicito, os animais, sempre gostaste, mesmo que tivesses algum receio de alguns deles. Mas na minha opinião não precisamos de gostar de todos, mas sim tratarmo-los com respeito e que sempre fizeste isso não tenho dúvidas, podes é sentir-te uma pessoa mais completa com o Golias :).

Da poeira sempre gostaste, ou não fosses tu uma Mulher do Mundo, com muito jeito para escutar quer o Mundo quer os outros.

Concordo que a Lagartixa é como o Johnny Barnes! Sem dúvida que deve haver para aí um gene defeituoso e que é contagioso. é bom saber que à tua volta espalhas sorrisos.

Semear o perdão é sem dúvida dos exercícios mais difíceis e acho que só o conseguimos por em prática quando não temos nada que nos perdoar a nós próprios, caso contrário torna-se ainda mais dificil.

Isto parece quase uma lista das compras, mas não queria deixar de comentar algumas frases pois realmente foi em ti que pensei assim que li aquele texto.

Bjos

Anónimo disse...

ta decidido ir as Ilhas Bermudas ver este senhor

Papagueno disse...

Em Lisboa há um senhor (senhor João) que se "divide" entre as zonas do Restelo e do Saldanha que é conhecido pelo "Senhor do Adeus" por sorrir, levantar a mão e dizer "Adeus" aos carros que passam.
No entanto, apesar da sua alcunha se manter, este senhor afirma que não diz "Adeus", mas "Olá" a quem passa.
Vive de rendimentos que herdou (ou algo do género), mas faz o esforço de estar todos os dias a distribuir sorrisos e "Olás" a quem passa nestes dois locais.
Pode ser que lhe ergam também uma estátua :)

Yuna disse...

Seria bem merecida!