Era uma vez..


...um Chefe Índio que tinha 4 filhos.
Ele queria ensinar-lhes uma importante lição e para isso resolveu enviá-los, à vez, para irem observar uma paisagem distante. O primeiro filho foi no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão e o quarto no Outono. Depois do regresso de todos, o Chefe Índio chamou-os e pediu que descrevessem o que tinham visto.

O filho que foi no Inverno disse que a paisagem era fria e desagradável.
O filho que foi na Primavera disse que a paisagem era agradável e inspiradora.
O filho que foi no Verão disse que os irmãos estavam a ser injustos e descreveu a paisagem como sendo verde e maravilhosa.
O filho que foi no Outono disse que a paisagem era carregada de esperança.

O Chefe Índio explicou então que todos os filhos tinham razão e que todos tinham visto a paisagem em apenas uma estação. Assim sendo, não poderiam julgá-la pois apenas a conheciam numa perspectiva.

Explicou-lhes ainda que se desistirmos quando a paisagem é fria e desagradável como no Inverno, jamais a veremos verde, carregada de esperança e inspiradora como ela é nas restantes estações.

O Chefe Índio disse ainda que não devemos julgar a vida apenas por uma das estações e ensinou a sua tribo que a Felicidade mantém-nos doces, o Julgamento faz-nos mais fortes, as Perdas mantêm-nos humanos e as Falhas tornam-nos humildes.

É por estas e por outras que no meu guarda-roupa quero sempre ter:

- Um chapéu-de-chuva,
- Uma t-shirt de meia manga,
- Uns óculos de sol,
- E um biquíni.


O Sábio Chefe Índio terminou afirmando:

'Vive de forma simples
Ama de forma generosa
Fala de forma sincera
Entrega-te de forma pura
e deixa o resto no colo dos deuses’


Piroso? Lamechas? Lugar Comum? Impraticável?

A Lagartixa achou bonito e por isso quis partilhar com vocês.

Obrigada à minha amiga Papoila que fez chegar até mim a Sabedoria dos Índios que tanto me encanta.


(26.Outubro.2009)

6 comentários:

Anónimo disse...

gostei mas
é duro perceber que o mundo tá cheio de pessoas que mesmo no verao só tem qualidades de inverno

Olhos nas Estrelas disse...

Olá Anónimo/a, é com tristeza que me vejo forçada a concordar contigo em relação a algumas pessoas, MAS sabes o que eu gosto de pensar?

Também há pessoas que são essencialmente Verão e que ainda assim também têm qualidades das outras estações.

Acredito que mesmo com o Inverno, todos temos algo a aprender…

Anónimo disse...

Amei este post meu Girassol...Concordo inteiramente com ele e tb acredito que temos de confiar e ter esperança. Acredito que com os raios de sol do Verão conseguimos ultrapassar algumas tempestades do Inverno. Temos de ver para além do que é visivel aos nossos olhos.
Tal como tu, também tenho na minha mala algumas coisas das quais não prescindo, para cada uma das estações: óculos de sol,casaco,galochas e biquini.
Mas há algo que eu sei que está comigo em todas elas, a tua amizade. Estou grata (já aprendi ;-) ) pela partilha ao longo destes 5 anos e pelo forma como me ensinaste a encarar a vida (com um sorriso nos lábios).

Merci ;)

Hibisco

~PakKaramu~ disse...

Pak karamu visiting your blog

Olhos nas Estrelas disse...

Hisbiso! Amei eu o teu comentário!
Quanto às coisas que não prescindes, bem as conheço pois de vez vem quando lá eu digo:
‘Oh Hibisco, não tens uma mala ou uns sapatinhos que me emprestes para esta ou aquela ocasião especial não?’ :P
Quanto à amizade, essa está guardada naquelas malas sem fundo de onde já não se pode retirar nadinha! :)
Estou grata por teres ‘aprendido’ a estar grata e quanto ao sorriso, não te ensinei nada linda.. Já estava tudo aí dentro.. Eu se calhar limitei-me foi a mexer só um bocadinho para esse sorriso vir mais vezes cá acima!
Bj

Papoila disse...

Um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos:

«Dentro de mim existem dois cães, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre em permanentes disputas...»

Quando então lhe perguntaram qual dos cães ganharia a luta, o sábio índio parou, reflectiu e respondeu:

«Aquele que eu alimentar...»